Segunda à Sexta-feira, das 8hs às 12hs e das 13hs às 17hs

Marumbi - PR, parabéns pelos 60 anos - 25/07/1960

Publicado em: 24/07/2020 15:04 | Fonte/Agência: Câmara Municipal de Marumbi

Marumbi - PR, parabéns pelos 60 anos - 25/07/1960

A Câmara Municipal de Marumbi em nome de todos os vereadores e funcionários parabeniza o município pelos 60 anos de emancipação política. O dia do aniversário de Marumbi é também o dia do aniversário de cada cidadão, pessoas de bem que contribui para o desenvolvimento do município.

Vamos comemorar e continuar escrevendo a historio da cidade, buscando sempre novas realizações e crescimento. Desejamos muitas conquistas e transformações para nossa comunidade pensando sempre em um futuro melhor.  Que Deus ilumine nossos caminhos.

PARABÉNS MARUMBI!!

Etimologia: Marumbi – Origina-se do tupi “Marum’by” ... cilada, emboscada (Stradelli) e “Marumbi” ... lagoa cheia de taboas.

Origem histórica: O núcleo que deu origem ao atual município foi fundado pela Companhia de Terras Norte do Paraná, em fins da década de quarenta. Em pouco tempo formou-se um patrimônio, que recebeu a denominação de Marumbi, em referência ao Rio Marumbi, curso d’água que banha o território da localidade.

Pela Lei Estadual no. 613, de 27 de janeiro de 1951, foi criado o Distrito Administrativo de Marumbi, com território pertencente ao município de Apucarana. Em 14 de novembro de 1951, pela Lei no. 790, Jandaia do Sul foi elevada à categoria de município, passando o distrito de Marumbi à sua jurisdição.

Em 25 de julho de 1960, pela Lei no. 4.245, o distrito de Marumbi foi elevado à categoria de município emancipado com território desmembrado do município de Jandaia do Sul, sendo oficialmente instalado em 14 de novembro de 1961. O primeiro prefeito municipal eleito foi sr. José Mathias Fernandes.

Fonte: (livro) Cidades Brasileiras, origem e significado de seus nomes, Paraná. João Carlos Vicente Ferreira, ano 2000, pg. 182.